segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Na trilha do Engenho (mais uma vez)

Recebemos milhares de cartas e mensagens eletrônicas de fãs que nos pedem dicas de como fazer uma boa trilha. Respondemos na medida do possível, e para ajudar muita gente, vamos oferecer agora um manual para levar criança em aventuras como as nossas. Esta é uma das dúvidas mais frequentes, e como a trilha que fizemos no domingo não é inédita (leia o relato aqui), vamos fazer a felicidade geral da nação.
Trilhas, expedições, travessias e peregrinações são programas perfeitos para levar os pequenos. O contato com a natureza, o convívio em família e a atividade física são apenas alguns argumentos de pedagogos, psicólogos e educadores. Esses especialistas, no entanto, ignoram aspectos que não podem ser ignorados antes de submeter seus filhos a riscos de vida, traumas variados e extenuantes rotinas de exercício físico...


Uma boa trilha começa no dia anterior, com a preparação das mochilas e demais apetrechos. Planejamento é fundamental. Os pais devem separar mantimentos, líquidos, equipamentos de segurança e kits de primeiros socorros. Dardos de tranquilizante também podem ser úteis. Tudo deve estar igualmente dividido em mochilas, tanto para adultos quanto para crianças. Cada participante deve levar a sua, independente da idade, tamanho ou peso da mochila. Conselho útil para famílias com crianças saltitantes...


Que alimentos levar? Sanduíches sem maionese (e sem salmonela), frutas (sem caroço) e biscoitos diversos. Não levar balas nem chocolate. As primeiras são difíceis de resgatar em gargantinhas estreitas, e o segundo atua como anfetamina natural, gerando uma reação em cadeia no organismo infantil, disparando energia infinita e impossível de ser contida.
Líquidos não podem ser esquecidos. São recomendados litros de refrigerante, por ajudar em divertidas sessões coletivas de arroto pela mata.


Antes de partir para a aventura, cheque o visual da garotada. Nada de túnicas com cores sóbrias e sem vida. Vista os pequenos com trajes confortáveis – e que não piniquem! - e de cores berrantes, que auxiliam a identificação a longa distância em possíveis resgates aéreos. Nada de tênis ou sandalinhas. Nem crocs. Tênis permitem escorregões, sandálias deixam aranhas entrar e crocs dão um chulé apocalíptico. Botinhas são as melhores opções: evitam torções, protegem as unhinhas encravadas e ficam uma beleza quando enterradas na lama.
Bonés também são importantes. Enterre um na cabeça no seu filhote.
Por fim, besunte as crianças com filtro solar fator 60. Para que o efeito seja satisfatório, passe duas “demão”, elevando o fator de proteção para 120. Seus filhos ficarão levemente esbranquiçados, mas quase impermeáveis. Passe da cabeça aos pés, inclusive nos cabelos e axilas.


Mas qual a idade mínima para levar uma criança para a trilha? Especialistas de todo o planeta divergem neste quesito. Use critérios igualmente científicos para definir isso: se seu filhote já anda e se alimenta sozinho, não tem nenhuma doença que possa infectar os demais trilheiros, e consegue carregar sua mochilinha, está na hora!


Podemos levar brinquedos? Não precisa, já que animais peçonhentos, monstros devoradores de trilheiros e enxames de insetos são diversão garantida nas trilhas. Apenas leve brinquedos se seu filhote fizer muito mimimi.


E se acontecer algum acidente na trilha?
Primeira coisa: mantenha a calma e não chore na frente das crianças. Elas, geralmente, têm pouca paciência nesses casos. Segundo: use o kit de primeiros socorros, acione o resgate de profissionais e, se você ainda estiver desesperado, recorra aos dardos de tranquilizante. Em hipótese nenhuma, entre em pânico. No meio da confusão, você pode até perder as crianças na floresta...


Trilhas não são sinônimos de estresse, medo, contusões ou desaparecimentos coletivos. Também não rimam com insolação, afogamentos e desarranjo intestinal. Trilhas podem ser inesquecíveis experiências familiares. Campeonatos de peidos, cantorias desafinadas e puxões de cabelo podem ser bem divertidos se você seguir estes nossos conselhos.

Um comentário:

  1. Há!!! Encontrei vocês, agora vou seguir sempre. rsrsrsrs Ótimo blog, parabéns.

    ResponderExcluir